Information
Equipo Nizkor
        Bookshop | Donate
Derechos | Equipo Nizkor       

25jan18


Awa Guarani – Terra Roxa e Guaíra: racismo, preconceito e extermínio


A luta dos Awa Guarani no extremo oeste do Paraná é uma peleja de vida ou morte, sua demanda por um naco de terra suficiente para sua manutenção e vivência enquanto povo vem de décadas, enquanto isso não ocorre por desídia e cumplicidade do Estado brasileiro, perecem, morrem de doenças, fome, suicídio.

A informação é de Dr. Marcelo Chalréo e Diego Pelizzari, publicada por CEBs do Brasil, 24-01-2018.

Confinados em minúsculos pedaços de terra, amargam toda sorte de preconceito e racismo por parte de membros das elites locais que os querem, quando querem, como mão de obra barata que se pode usar, moer e jogar fora. Não têm acesso a bens e serviços públicos, e, quando conseguem, são atendidos como gente de terceira ou quarta categoria.

Tratados com desprezo e invisibilizados há décadas e décadas, resistiram à grilagem de terras públicas decorrente dos loteamentos criminosos dos anos 40, 50 e 60 perpetrados pelos governos do Paraná no século passado, à megalomania de Itaipu – binacional, ao agronegócio que tudo devasta, destrói e engole.

Mas mesmo diante de toda essa devastação que os devassa enquanto gente e povo, resistiram e resistem ante o irretorquível direito de um lugar ao sol ; contando com o apoio de poucos e poucas, o desmantelamento dos órgãos do Estado responsáveis pelas políticas indigenistas, demandam e têm milenar e secular direito, como direito natural, inscrito desde sempre em todos os códigos dos direitos dos homens e das mulheres, à demarcação dos seus ancestrais territórios, como espaço de vida e bem viver, pois sem isso não são e jamais serão Awa Guarani.

[Fonte: Instituto Humanitas Unisinos, São Leopoldo - RS, 25Jan18]

Bookshop Donate Radio Nizkor

DD.HH. en Brasil
small logoThis document has been published on 08Nov18 by the Equipo Nizkor and Derechos Human Rights. In accordance with Title 17 U.S.C. Section 107, this material is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes.