Información
Equipo Nizkor
        Tienda | Donaciones online
Derechos | Equipo Nizkor       

06nov14


ONU Mulheres pede justiça sobre assassinato da liderança indígena Kaiowá Marinalva Manoel


Em nota pública divulgada nesta quinta-feira (6), a representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, pediu "rigor" e "celeridade" na investigação sobre o assassinato da liderança indígena Kaiowá Marinalva Manoel, de 28 anos. Segundo relatos da imprensa, o corpo de Marinalva foi encontrado com diversas facadas no último sábado (1/11), na BR-163 em Dourados, a 214 km de Campo Grande (MS).

   
Foto fornecida pela Naçöes Unidas no Brasil

Segundo a nota da ONU Mulheres, a Kaiowá Marinalva Manoel era uma "mulher jovem obstinada que ousou defender os direitos dos povos indígenas, inclusive o de garantia à terra, e de sua ancestralidade, como ocorreu em 15 de outubro passado, quando esteve em Brasília como parte de comitiva indígena reunida com representantes do Judiciário". Leia a nota abaixo:

NOTA PÚBLICA

O assassinato da liderança indígena Kaiowá Marinalva Manoel, de 28 anos, nos acomete de extremo pesar pela violência e pela truculência com que sua vida foi ceifada no último 1º de novembro, nas margens da BR-163, em Dourados (MS). Ela era uma das defensoras da demarcação da terra indígena Ñu Verá e integrante do Grande Conselho Guarani-Kaiowáda Aty Guassu. Frente ao perfil e às ameaças recebidas pela vítima, são evidentes os elementos de feminicídio, assassinato de mulheres por razão de gênero.

A Kaiowá Marinalva Manoel era uma mulher jovem obstinada que ousou defender os direitos dos povos indígenas, inclusive o de garantia à terra, e de sua ancestralidade, como ocorreu em 15 de outubro passado, quando esteve em Brasília como parte de comitiva indígena reunida com representantes do Judiciário.

Solicitamos ao poder público rigor e celeridade na investigação e justiça para o assassinato da jovem indígena Kaiowá. A familiares e aos povos indígenas do Brasil, manifestamos solidariedade.

Brasilia, 06 de Novembro de 2014

Nadine Gasman
Representante da ONU Mulheres Brasil

Tienda de Libros Radio Nizkor On-Line Donations

DD.HH. en Brasil
small logoThis document has been published on 12Nov14 by the Equipo Nizkor and Derechos Human Rights. In accordance with Title 17 U.S.C. Section 107, this material is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes.