Neonazismo
Além dos hooligans e das eleições na Áustria*

Olívio Dutra

A realização deste Simpósio Internacional tem o mento de servir como um espaço de debate histórico e um importante sinal de alerta sobre temas muito caros à Humanidade. Assistimos, com enorme preocupação, o ressurgimento do neonazismo, tanto na institucionalidade, inclusive com vitórias eleitorais, quanto em ações clandestinas. Convivemos com o ódio racial, presente tanto nas guerras étnicas, quanto no preconceito nas suas diferentes manifestações, seja em ações violentas, massacres e espancamentos, seja na discriminação dissimulada, no racismo.

Estas práticas condenáveis não estão tão distantes da nossa realidade. Não se restringem às eleições da Áustria, à perseguição aos imigrantes ou à ação dos hooligans. Estão se disseminando inclusive em nosso país, envolvendo parcelas da juventude, iludidas por falta de conhecimento histórico ou esboroamento de princípios.

Temos consciência de que a propagação deste tipo de ideologia e de condutas dela decorrentes está associada ao modelo que tentam impor nesta virada de século, no qual o egoísmo se sobrepõe à solidariedade e a busca do lucro sem fronteiras se impõe aos valores éticos, relegando os seres humanos à condição ou de trastes descartáveis, ou de mercadorias em prateleiras, privados de direitos e ofendidos em sua dignidade.

Não é este o futuro que queremos para a Humanidade. Recentemente o professor Paulo Vizentini lembrou que existem mais de 4 mil sites da Internet que fazem propaganda neonazista em todo o mundo. Não é concebível que os avanços da tecnologia sejam utilizados para incentivar o ressurgimento desta ideologia que a Humanidade pensava ter enterrado. Temos o compromisso de resgatar, no nosso dia a dia, os valores mais generosos que o homem produziu ao longo dos séculos, seja nas atividades de Governo, seja na mobilização social, no ambiente educacional, ou democratizando a difusão do conhecimento e o acesso à informação. Este Simpósio, portanto, cumpre o compromisso de refletir sobre a História e identificar, no presente, os comportamentos característicos da intolerância, da segregação e exploração do homem pelo homem, contribuindo para a denúncia e o enfrentamento destas práticas.

Compartilhamos com os organizadores e participantes deste evento, não só a preocupação com as manifestações de ódio racial, mas o desejo de construir uma nova sociedade justa e igualitária, em que os seres humanos se relacionem de forma solidária e fraterna.

Muito obrigado e boa luta!


* Saudação do Governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, em 11 de agosto de 2000, no encerramento do Simpósio Internacional Neonazismo, Revisionismo e Extremismo Político


Editado electrónicamente por el Equipo Nizkor- Derechos Human Rights el 21feb02
Capitulo Anterior Proximo Capitulo Sube