Información
Equipo Nizkor
        Tienda | Donaciones online
Derechos | Equipo Nizkor       

09abr14


Espanha rejeita pedido de referendo sobre independência na Catalunha


O parlamento espanhol rejeitou, nesta terça-feira (8), uma petição da Catalunha para a realização de um referendo sobre a independência da comunidade em relação ao resto do país. A imensa maioria dos deputados votou contra o pedido, mas o presidente da Catalunha afirmou que seguirá organizando o pleito, para que os catalães expressem seu desejo para decidir se querem ou não fazer parte da Espanha.

"Eles estão com medo que o povo catalão vote. Alguns gostariam de apresentar isso [a rejeição do parlamento] como o fim da questão. Mas, como presidente da Catalunha, eu digo a eles que esse não é o fim", afirmou Artus Mas, presidente da comunidade autônoma, após o debate de sete horas que culminou no voto contra a proposta.

A petição havia sido feito em janeiro ao legislativo espanhol. A Catalunha, uma das três regiões da Espanha que têm um idioma além do castelhano como língua oficial, possui um histórico secular de luta por maior autonomia, e o apoio do movimento separatista é grande. A região responde por um quinto da economia e 16% da população espanhola.

"As instituições catalãs vão buscar nas leis uma maneira de continuar a organização dessa consulta", disse Mas. A proposta do governo catalão é realizar o referendo em novembro.

No fim de março, o Tribunal Constitucional da Espanha declarou que o formato atual do referendo era ilegal. O tribunal destacou que "uma comunidade autônoma não pode, unilateralmente, convocar um referendo de autodeterminação para decidir sobre sua integração na Espanha".

Segundo o ministro da Justiça espanhol, Alberto Ruiz-Gallardon, a Constituição não permite que essa votação aconteça.

O presidente do governo espanhol Mariano Rajoy afirmou, durante o debate desta terça-feira, que a separação da Catalunha seria uma perda para ambos os lados. "Juntos todos vencemos, mas separados todos perdemos. Isso não é só uma questão de lei, mas de sentimento. Não consigo imaginar a Espanha sem a Catalunha, ou a Catalunha fora da Europa", disse ele.

[Fonte: Globo, Reuters, Sao Paolo, 09abr14]

Tienda de Libros Radio Nizkor On-Line Donations

DDHH en Espaņa
small logoThis document has been published on 09Apr14 by the Equipo Nizkor and Derechos Human Rights. In accordance with Title 17 U.S.C. Section 107, this material is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes.